domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa

A Páscoa é a festa comemorativa da ressurreição de Jesus Cristo.
Páscoa significa passagem.
A comunidade de Justes é maioritariamente católica e portanto cumpre a maior parte dos rituais religiosos relacionados com esta festa.
Limpam-se as casas de véspera.
Antigamente esfregava-se o soalho e as escadas em granito, arejava-se bem a casa, varria-se a rua com vassoura de giesta.


No domingo de ramos já se foi à igreja benzer o ramo de oliveira para entregar aos padrinhos.

A semana santa decorre com o lava-pés e a via-sacra percorrendo as ruas de Justes, com paragens nas diversas cruzes existentes em diversos pontos da aldeia. Alguns fazem jejum ou mais exactamente a abstinência da carne, outros não, mas todos esperam pelo almoço do dia de Páscoa e pelos folares.

Ao sábado já se chama sábado aleluia.

A Páscoa associa a festa religiosa à tradição gastronómica.
No almoço de Páscoa é servido o tradicional cordeiro assado com arroz e batata assada, com aletria como sobremesa doce. O almoço é normalmente após a missa de Páscoa e pode ser antes ou depois do compasso, depende do local onde a casa se situa na aldeia.
Entre a saída da missa e o almoço é costume presentear os afilhados com o dito folar, e o sino repica anunciando o início do compasso.

Aqui o folar é feito de pão-de-ló, de massa bem amarelinha graças aos ovos caseiros, coberto com alvo suspiro feito de claras e açúcar. Este bolo é confeccionado em casa, antigamente em forno de fogão de lenha, e o suspiro da cobertura é decorado pelas mãos das donas de casa, utilizando como recurso o rabo de uma colher de chá, que vai delineando sobre o suspiro os desenhos de cornucópias, espirais, circunferências concêntricas, linhas rectas e onduladas. Os ornamentos são enriquecidos com pérolas e missangas de açúcar, confetis ou amêndoas doces.


O compasso é um pequeno cortejo formado pelo padre, o sacristão que transporta a cruz e dois ajudantes, um que anuncia o compasso através de uma pequena sineta e outro que leva um saco para recolher o “folar” do padre, todos vestidos de opa branca ou vermelha.
Este conjunto de quatro elementos deve percorrer todas as ruas da aldeia e entrar em todas as casas que tenham as suas portas principais abertas para receber o Senhor. Como a aldeia é bastante dispersa, o compasso realiza-se antes e depois do almoço.


Quem está em casa, ouve a sineta e já sabe que o compasso anda por perto.
Normalmente juntam-se os que vivem em casa, na sala e esperam pelo compasso. Há pessoas que vêm das suas casas e esperam de novo o Senhor noutras casas junto dos familiares.
O sacristão entra, cumprimenta as pessoas e vai passando a cruz com Cristo, decorada com flores, para ser beijada por cada pessoa. Recentemente por motivos de higiene, a cruz vai sendo limpa com um pano, antes de cada beijo. O padre diz aquelas formalidades religiosas, dá a benção pascal e benze os sítios com água benta. Entretanto o dono da casa já colocou em sítio estratégico, o folar do padre, que se traduz em dinheiro, que é recolhido pelo ajudante do saco.
Dá-se a noticia da ressurreição de Cristo, Aleluia e deseja-se boa Páscoa. Oferece-se algum petisco ao padre, que normalmente rejeita, pois é impossível comer em todas as casas.


No final o compasso recolhe à igreja, o sino toca de novo, marcando o final. Algumas famílias lancham juntas para se deliciarem com a bola de carne fresquinha, feita de manhâ cedo, o folar e um calistro de vinho de Favaios.

2 comentários:

augusta disse...

Olá Anabela!
Depois de ler o teu artigo, lembrei-me exactamente como eram os dias de Páscoa que passei em Justes.
Fiquei feliz quando hoje, por acaso, encontrei o teu Blog.
Pela 1ª vez, este ano, não fui a Vila Real mas, é com grande alegria que, logo hoje, encontro um Blog sobre a minha aldeia.
Boa Páscoa para ti e para a restante família.
Augusta Correia

A.Quelhas disse...

Olá Augusta.
Agradeço a tua visita. Isto é um trabalho arriscado porque alguns posts são de minha autoria e portanto têm uma grande probabilidade de não corresponderem à realidade.
Se tiveres alguma sugestão e ou informação envia por favor. Uma boa pascoa para ti também, bj Anabela