A igreja matriz (velha) é de invocação a Santa Maria Madalena . A sua existência, como ermida, é referida no século XVIII, na Rellação de Vila Real. Em Memórias de Vila Real é descrita como capela “de bastante grandeza, e de reformada de novo, na qual está o Santíssimo Sacramento com a decência devida, donde se administra aos enfermos”. Está referenciada no IPA com o nº 1714110019, dec. Nº 8/83, DR 19 de 24 de Janeiro de 1983.
in Notícias de Vila Real
INTERIOR
CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO
A ligação da capela-mor ao resto da nave faz-se através de um arco triunfal (arco do cruzeiro) desenhado em volta inteira, construído em granito com vestígios de afrescos em tom de azul. A ligação da capela-mor à sacristia faz-se através duas portas simples. Uma delas dá para o espaço de arrumação dos paramentos e de vestir do pároco, e a outra para uma antecâmara da primeira com porta para a rua lateral.
A capela-mor possui ainda uma janela superior no alçado sul (clerestório). O resto da nave possui (ou possuia) uma porta na parede lateral esquerda que ligava para o exterior (Quelho).
A existência do coro situado logicamento num plano mais elevado, sobre a entrada, proporciona a formação de um espaço inferior, de menor pé-direito, com as características do chamado nartex (tipo vestíbulo) multifuncional, onde se localizava a pia baptismal e pequeno nixo encastrado na parede no lado esquerdo, com forma de arco de volta interia e pequena moldura talhado em granito. Do lado direito encontra-se uma pia circular em granito, para conter água benta, na suspensa da mesma parede da entrada. (Anabela Quelhas)
Sem comentários:
Enviar um comentário