sábado, 13 de junho de 2009

IGREJA DE STA MARIA MADALENA




O TECTO
O tecto da igreja de Sta Maria Madalena é sem dúvida o seu elemento mais interessante.
O tecto pode considerar-se como sendo uma abóbada de berço abatido, sem efeitos decorativos, sendo o da capela-mor em madeira com pinturas do 12 apóstolos, e com um medalhão central, sob o fundo azul céu.
Os 12 apostolos estão localizados no espaço de transição entre a abóbada e a parede. Logo na parte superior à cornija interior (relevo que separa a parede do tecto) Os apóstolos dividem-se em 2 grupos de 6 de cada lado E desconhece-se se a sua ordem terá alguma simbologia.
Esquerda: Tomé, Simão, Tiago, Filipe, André e Pedro.
Direita: Mateus, Bartolomeu, Judas Tadeu, Paulo, João
Todos eles são representados sobre uma base igual, onde figura a identificação de cada um, escrita em letras maiúsculas, unidos por uma linha floral à altura dos pés, que exprime unidade.
Alguns deles exibem objectos pretensamente simbólicos, mas que nem sempre coincidem com as simbologias católicas tradicionais referentes a cada um dos apóstolos. A população de Justes conhece os seus apóstolos mas também desconhece as simbologias.
O medalhão central evoca o espírito santo não só pela inscrição VENI SANCTE SPIRITUS, mas também pelo figura de uma pomba que, curiosamente, foi restaurada em tonalidade castanha e pintalgada a branco. (mais perdiz do que pomba – cinzenta antes da recuperação)). Este medalhão possui singelos apontamentos vegetais – pequenos ramos de rosas. Está expressa a data de 1874, que indicará a data da pintur
a e informa-nos que a pintura terá sido realizada bastante depois da construção da igreja.

Sem comentários: