quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Alcunhas (1)

O gosto do povo em exercer o baptismo dos outros, através de alcunhas, perde-se no tempo.
Nomes engendrados pela deformação linguística do falar das gentes, nomes que reforçam os laços familiares com o pai ou com a mãe, nomes que se relacionam com as profissões ou actividades, com defeitos físicos, e muitos outros que se devem à imaginação fértil de cada um, vão passando de geração em geração.
Algumas alcunhas contêm uma estória ou acontecimento relacionado com a pessoa, e assim quando é mencionada, trás como apêndice a tal estória, que passando de boca em boca vai ganhando cada vez mais importância sobrepondo-se ao nome próprio. A imaginação do povo é fértil e acutilante, por vezes até cruel.
Alguns ostentam a alcunha com orgulho, outros nem por isso… outros provavelmente nem se identificam com ela desconhecendo-a. Claro que a alcunha, na maior parte dos casos é utilizada com recato e discrição não sendo utilizada no trato directo com a pessoa.




Deformação do nome:
Mairos
Bicentas (Vicente)
Bitra (Mulher do Vítor)
Pompílio (Olímpio)
João Pató (deformação de general Paton, aplicado aqui devido a um casaco comprido)
Palhuços (Palheiros)
Boala (mulher do Boal)
Clarinetos (Clara)
Ana Bicha (Bicho)



Característica física:
Manel Careca (nome herdado, o original seria careca)
Homem dos picos (cabelo à escovinha)
Melros (por serem morenos)
Amor sem pescoço
Centanico (por ser baixo. Centanico – centeio raro e fraco)
Maria mouca
Marantona
Manhufa

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma vez que não consigo introduzir o meu comentário no blog aqui vai a minha mensagem:

Parabéns por mais esta iniciativa!

É inegável que este blog é importante na medida em que pretende dar a conhecer esta aldeia nas suas variadas dimensões. Para mim, que me identifiquei com uma das alcunhas referidas, trouxe-me lembranças da infância que se começavam a perder no tempo. Já agora, que se avivam essas memórias, devo confessar que quando me chamavam "ovo choco" arreliava-me muito mais...
Bjs
Ana Maria

A.Quelhas disse...

Problema resolvido do acesso aos comentários.