quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Escola Primária




Escola do ensino básico 1º ciclo.


Edificio de um único piso, de construção característica do Estado Novo, formado por duas salas com acessos distintos.


O alcado princicpal é simétrico, com seis fenestrações e duas portas; estas rematadas com arco de volta inteira, e com 3 degarus de acesso. Todas as aberturas se encontram configuradas em granito. Os alçados laterias são cegos, e os posteriores possuem alpendres também simétricos, que abrigam um grande espaço protegido das intempéries, com acesso às instalações sanitárias e à antecamara da entrada ligada às portas da frente. A cobertura é inclinada em telha rematada por beirais.


No interior o acesso é feito por uma ante-câmara ou vestíbulo, já mencionado, onde se localizam os cabides dos alunos; desde espaço acede-se à sala de aula. Este espaço tem o pavimento em soalho de madeira, e possui uma lareira.


No tempo da ditadiura de Salazar, o equipamento limitava-se às carteiras que eram duplas em madeira, com vazios para colocação dos tinteiros, um quadro de parede e outro com estrutura de madeira, e uma secretária. A decoração era sobria. Duas fotografias emolduradas do Ditador António Oliveira Salazar e do seu antigo Presidente da Républica (1º do Estado Novo) Marechal Carmona, um cruxifixo e uma bandeira de Portugal que espreitava por entre os vidros da estante.


As janelas por vezes possuiam um vasos com umas sardinheiras decrépitas.


O edificio está localizado num espaço plano com muro em granito, actualmemte, com um pequeno fontenário a assinalar o eixo de simetria.


Neste espaço de recreio sempre existiu um grande castanheiro.


À époda descrita, as instalações sanitárias eram inexistentes. Havia uma serie de compartimentos transformados em arrecadação.

Quantos passaram por aqui?




Sem comentários: