sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Sr dos Passos e Sra do Encontro - a verdadeira história (parte1)




Sr. dos Passos e Sra do Encontro


O denominado Sr. dos Passos é uma estátua de roca existente na Igreja Santa Maria Madalena em Justes.
Sra do Encontro é outra estátua de características um pouco diferentes depositada também na mesma igreja.



Sr. dos Passos, é o nome pelo qual é tratado aqui em Justes. Noutros sítios acrescentam-lhe o Nosso para que sugira a figura sacra que efectivamente é, ou seja a invocação de Jesus Cristo personalizada no trajecto que este percorreu desde a sua condenação até à sua cruxificação no Calvário e sepultamento.
A devoção a esta figura ultrapassa a fundação desta pequena aldeia.


A investigação histórica relata que as Cruzadas após visitarem os lugares sagrados de Jerusalém, quiseram reproduzir na Europa e espiritualmente, esse trajecto sobre a forma de dramas sacros e procissões. No século XVI já se reconstruíam 14 momentos desse trajecto, o que vulgarmente se chamam de Estações ou Passos da Paixão de Cristo.
Em Portugal esta invocação tornou-se muito popular, dando origem a uma vasta iconografia e onde existem inúmeras igrejas fundadas sob a sua protecção, que durante a Semana Santa procedem à tal dramatização referida.
A teatralização das cenas religiosas durante a Idade Média tem como inspiração o teatro de marionetas, ou seja o uso de bonecos vestidos de acordo com a cena que representavam. Recuperado aquele tipo de encenação pelo teatro de ópera, no século XVI europeu, as cenas, caracteristicamente, uniam a visão e a audição ao sentimento e à ilusão.
Para colocar os conjuntos de imagens na rua, foi necessário investir nas esculturas em tamanho natural e denominadas por esculturas de roca (termo de origem castelhana, que significa rocha, relacionado com os locais que iriam servir de cenários a estas representações).
Assim durante a semana santa ocorreriam essas cenas religiosas na rua, que acabaram por ter também influência barroca, através da sua grandiosidade e teatralidade exprimindo o sofrimento na Paixão de Cristo.
O sistema foi largamente explorado pelo clero e encontrou grande aceitação pela massa dos fiéis, sendo verificada grande irradiação desta dramaturgia para o mundo católico das Américas realizada especialmente por Espanha e Portugal.

As duas figuras religiosas existentes em Justes, estão certamente ligadas a esta descrição e deverão datar da transição do século XVII para o século XVIII. As imagens permaneceram ao longo dos anos guardadas e expostas dentro de uma vitrine/nicho em madeira, como a existente nesta capela, e localizada do lado esquerdo do altar mor, e que aí permaneceu até aos anos 80, quando foi removida para restauro da Igreja. Esta vitrine nicho também estaria integrada numa linha decorativa barroca, lacada a branco e dourado, semelhantes às ainda existentes em diversas igrejas da região. (continua)
.

Sem comentários: